Como contratar/Vantagens   |   Perguntas Frequentes   | Download da Lei do Aprendiz |   Quem já colabora?
   
   
  Como contratar / Vantagens
   
        Ao contratar um guarda mirim, além de dar uma oportunidade para que esse jovem comece no mercado de trabalho, sua empresa conta com um profissional qualificado.
        Os contratos dos nossos jovens são regulamentados pela Lei do Aprendiz (nº10097/2000), com duração de até dois anos e jornada máxima de 36 horas semanais.
        O guarda mirim é encaminhado à empresa de acordo com suas necessidades e acompanhado durante todo o contrato por meio de uma avaliação de desempenho.
        Se você, empresário, tem interesse em colaborar, agende uma entrevista com a Associação Mirim de Ourinhos pelos telefones 3326-2141 / 3335-2710 ou por e-mail contratar@amosim.com.br
   
   
Como é o encaminhamento às empresas?
        A AMO-SIM encaminha os jovens de acordo com o perfil solicitado pela empresa colaboradora, que faz a seleção final. Somente serão encaminhados os que tiveram um bom desempenho no curso.
Qualquer empresa pode contratar um guarda mirim?
        Sim, desde que aceite trabalhar regulamentada pela Lei do Aprendiz (Lei 10.097/2000) e com o contrato de aprendiz da entidade.
Qual é a jornada de trabalho pela Lei do Aprendiz?
        A jornada é de no máximo 6 horas diárias e 36 horas semanais para aprendizes cursando o Ensino Médio e participação do curso de qualificação obrigatório ministrado na entidade.
Como é o contrato oferecido ao guarda mirim?
        A empresa parceira firma um contrato de no máximo 2 anos com a AMO-SIM e o jovem que lhe vai prestar serviço. Mensalmente, a AMO-SIM emite uma fatura para que a empresa faça o pagamento do salário proporcional às horas trabalhadas (Base Salário Mínimo Nacional), mais encargos (FGTS, Férias e 13º Salário) + taxa administrativa (23%) sendo o vale-transporte (opcional), que então são repassados ao guarda mirim (aprendiz) por crédito conta salário.
A AMO-SIM acompanha o jovem na empresa?
        Sim, é encaminhada mensalmente à empresa uma avaliação de desempenho e por meio de visitas das assistentes sociais, setor disciplinar.

   
   
Qual é a função do Guarda Mirim na Zona Azul?
A função do guarda mirim é atender o usuário da zona azul, que estaciona seu veiculo na área delimitada, visando orientar e facilitar ao usuário adquirir o cartão de estacionamento.

Qual o horário de funcionamento da Zona Azul?
De segunda a sexta feira das 8:00 as 18:00 e aos sábados da 08:00 as 12:00 horas, nos domingos e feriados o estacionamento é livre.

Existe um tempo de tolerância para estacionar e não pagar a zona azul?
Não, o pagamento do cartão de estacionamento é Lei Municipal, o não pagamento acarreta em multa, o condutor pode permanecer na vaga pagando R$ 1,00 a hora. Caso queira permanecer por mais uma hora deve comprar dois cartões.

Caso não ache um Guarda Mirim o que devo fazer?
Procure um Guarda Mirim mais próximo do local e adquira o cartão de estacionamento ou vá ate os postos de venda de cartão, lembrando que pela lei o usuário é obrigado a adquirir o cartão, então evite multas e tenha sempre em seu veiculo.

O que faço se o guarda mirim não tiver troco?
Procure facilitar o troco, o Guarda Mirim não pode sair do seu setor determinado e como ele não fica com valores então fica difícil trocar quantias altas, procure algum lugar próximo que possa trocar ou tenha sempre moedas para facilitar a compra do cartão.

Tenho uma moto eu pago zona azul?
Sim, todos os veículos que estacionam na Zona Azul pagam, para as motos existem os locais próprios chamados “bolsões” que é permitido estacionar e não pagar a tarifa, estes locais estão sinalizados, exceto nesse caso todo o estacionamento na área da Zona Azul é obrigatório o uso do cartão de estacionamento, procure um Guarda Mirim ou Supervisora caso exista duvidas.

Fui multado o que devo fazer?
Procure imediatamente uma supervisora da Associação Mirim que trabalha na área da Zona Azul, ela irá orientar para o que deve ser feito ou procure a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) na Prefeitura Municipal de Ourinhos - Setor de Trânsito.

Sou idoso ou portador de necessidades especiais tenho que pagar Zona Azul?
Sim, mas existem vagas reservadas e exclusivas, para que você possa estacionar nestas vagas procure a Prefeitura Municipal - Setor de Trânsito e faça um cadastro e se informe.

Como deve ser colocado o cartão no meu veiculo?
Preferencialmente no para brisa do veiculo voltado para a frente, para facilitar a fiscalização, deverá ser preenchido a caneta (azul ou preta) com data, hora e minuto. Caso esteja dentro do veiculo deverá estar preenchido e com sua frente voltada para o vidro para facilitar a conferência, lembrando que o não preenchimento ou cartão vencido acarretará em multa.